AGRO

A reprodução assistida em bovinos tem sido uma das grandes ferramentas que vem contribuindo de forma amplificadora dos resultados para o melhoramento do rebanho brasileiro.

No caso, não se trata de andar na frente com o que há de melhor no mercado, mas sim de extrair do seu rebanho a melhor produtividade.

Em um tempo não muito distante, ter acesso a inseminação artificial em bovinos, seja pela distância das centrais e dos distribuidores de nitrogênio líquido ficou no passado.

Atualmente, a facilidade dos produtos e das condições, facilmente verifica-se que não inseminar o rebanho é deixar de produzir e logicamente de ganhar e lucrar com isso.

Afirmamos com muita tranquilidade que qualquer fazer com mais de 15 animais, tem condições de inseminar e extrair grandes resultados.

Inseminação Artificial possui baixo custo e uma eficiência gigantesca para aqueles que a utilizam.

inseminação artificial é uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, com a utilização de equipamentos específicos, com o objetivo de fecundar uma fêmea sem o contato físico do macho.

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é um programa em que se insemina um grupo grande de bovinos em um só dia.

Considerada uma biotecnologia, que ajuda na Inseminação artificial ( IA). Onde o Estro (cio)é provocado com o uso de dispositivo intra uterino bovino (DIB) e hormônios sintéticos uns dos mais utilizado é o progestágenose, prostaglandina que se sincroniza a ovulação através de protocolos hormonais Está sendo largamente usado, pela economia, seleção de genética e racionalização de manejo do rebanho bovino

Deverá ser separada um grupo de matrizes aptas para a inseminação, observando idade, score corporal, vazia e o desenvolvimento do aparelho reprodutivo, o que definirá este grupo como apta para o processo da IATF.

Após o grupo definido e a escolha da data para o sincronismo do cio, as matrizes receberão o implante de progesterona e aplicações de homônimos, que variam conforme orientação do profissional veterinário e fabricante dos hormônios.

Assim o produtor poderá escolher o dia e horário para inseminar o seu rebanho, o que gerará inúmeras vantagens para a sua fazenda, o que discorreremos em outro tópico.

transferência de embriões é um passo no processo de remover um ou mais embriões do trato reprodutivo de uma fêmea doadora e transferi-los para uma ou mais fêmeas receptoras.

Muito conhecido no vulgo como “Barriga de aluguel” ajuda a produzir melhores progênies, rompendo as barreiras das gerações, podendo gerar em um ano mais de 50 animais filhos do mesmo Touro e da mesma vaca.

fertilização in vitro (FIV) é utilizada para agilizar a produção de bezerros e, consequentemente, bovinos geneticamente superiores. Caracteriza-se, juntamente à inseminação artificial (IA), à inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e à transferência de embriões (TE) como uma biotécnica encarregada pela acelerada progressão genética dos rebanhos.

O diferencial da FIV é que a mesma possibilita que uma fêmea produza muitos bezerros por ano. Além disto, esta técnica permite a utilização de fêmeas geneticamente superiores que por algum motivo não possa reproduzir-se naturalmente.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

A Inseminação Artificial (IA) em bovinos tem o seu primeiro registro no Brasil em 1935 e desde esta data tem avançado e trazido enormes melhoras para o rebanho nacional.

Não vamos adentrar muito no histórico, pois deixaremos isto para os professores de cursos de Inseminação Artificial, já que o nosso foco aqui é demonstrar a facilidade que a nossa empresa disponibiliza para a implantação, manutenção e execução da Inseminação Artificial em Bovinos.

A NITROBAHIA além de levar até a fazenda de nossos clientes através de uma equipe capacitada e com equipamentos especializados o Nitrogênio Líquido mês a mês, entregamos sêmens das principais centrais Convencionais e Sexados, materiais para inseminação artificial: Bainha, Luva, Aplicador, descongelador elétrico ou digital, termômetro, pinça, cortador de palheta e outros. 

Ou seja, tudo o que uma fazenda precisa para executar a inseminação artificial a NITROBAHIA leva até sua propriedade. Facilidade. Segurança. Tecnologia e Comodidade. Nunca foi tão fácil inseminar o rebanho.

Além de todos os materiais também disponibilizamos cursos para inseminadores. Caso o seu vaqueiro não saiba inseminar ou está se desligando da fazenda, podemos providenciar um curso de inseminação na propria fazenda facilitando e viabilizando a inseminação artificial – Consulte disponibilidade clique aqui

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POR TEMPO FIXO IATF

Esta nova ferramenta biotecnológica, traz diversas vantagens para o rebanho, seja de manejo como de produção.

  • Nosso profissional irá avaliar e Selecionar as matrizes vazias e aptas para a inseminação (IATF).
  • Inserção do implante de progesterona nas fêmeas apta;
  • Aplicação de hormônio nos dias 0, 7 e 9;
  • Aplicação de último hormônio e inseminação no dia 11.

Este exemplo trata-se de um tipo de protocolo que utiliza 04 dias de serviços do profissional. Existem protocolos de 03 serviços, variando conforme fabricante.

Há um outro fator que poderá alterar as aplicações conforme condições corporais do rebanho, idade e maturidade do aparelho reprodutivo, o que deve ser avaliado pelo profissional veterinário para destinar qual melhor protocolo de IATF para o seu rebanho.

Disponibilizamos profissionais técnicos capacitados para executar esta ferramenta, em resumo iremos demonstrar como funciona na prática. Faça uma Cotação conosco

NITROBAHIA – Distribuindo o que há de mais avançado no mundo da Genética!