INDUSTRIAL

A aplicação no nitrogênio líquido na indústria é bem vasta, abrangendo da compressão de uma bucha de metal a aplicação de expurgo de oxigênio na industria de alimentos.

Embora sejam distantes um exemplo do outro, destaca-se que a criogênia tem sido muito colaborativa na produção e manutenção na esfera industrial.

Nas linhas automotivas de montagem, nível 1s e nível 2s utilizam nitrogênio em combinação com outros gases de soldagem para soldar autopeças, chassis, silenciadores e outros componentes devido à sua capacidade de oferecer a atmosfera necessária para produzir soldas adequadas com qualquer material, ajudando no acabamento e na durabilidade.

Disponibilizamos tanques criogênicos para locação Consulte-nos!

NITROGÊNIO LÍQUIDO NA CERVEJARIA

Cervejarias tem utilizado Nitrogênio Líquido para produzir cerveja mais cremosa e espuma mais densa.

O uso de nitrogênio nas cervejas, especialmente no chope, não é novidade. As clássicas Stouts irlandesas, por exemplo, já são conhecidas há muitos anos por se beneficiarem do gás na hora de tirar a bebida na pressão, e alguns chopes escuros brasileiros como o Brahma Black também são servidos dessa forma. No entanto, virou tendência em cervejarias nos Estados Unidos recentemente usá-lo desde a produção e em vários estilos. E as “nitro”, como são chamadas lá, começam a aparecer no mercado brasileiro.

Cerveja já possui gás carbônico (CO2) que é o responsável pela carbonatação da bebida, ou seja, é graças a ele que forma-se o colarinho. Além disso, as chopeiras usam-no para fazer pressão no barril e empurrar o líquido para a torneira. Isso pode ser feito também com uso de nitrogênio, o que garante algumas características diferentes. “A bolinha dele é menor, então deixa a cerveja mais cremosa, muda a textura”, explica a sommelière de cervejas Carolina Oda.

CONTRAÇÃO TÉRMICA

A utilização de nitrogênio líquido para contrair metais, facilita a manutenção de peças de grandes maquinários em fábricas e industrias.

Com a temperatura -196ºC, após o metal submergido ou com aplicação direta do nitrogênio líquido ocorre a contração térmica, ou seja, a diminuição da peça, facilitando o seu encaixe ou instalação. Retornando a seu tamanho padrão após o retorno da sua temperatura.

© Copyright - NITROBAHIA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL 2021